Análise da Língua



GERAL

língua geral

Topografia da Língua

A Língua é dividida em quarto partes:

A Ponta da Língua:
A ponta da língua representa o Coração. Os Pulmões são representados ligeiramente atrás da ponta da língua.

O Centro da Língua:
O centro da língua representa o Estômago e o Baço.

A Raiz da Língua:
A raiz da língua representa o Rim, a Bexiga, o Intestino Grosso e o Intestino Delgado (Fígado e da Vesícula Biliar pertencem ao Aquecedor Inferior. Lembre-se disso, se não houver revestimento escorregadio na raiz da língua).

Os lados da Língua:
Os lados da língua representam o Fígado e a Vesícula Biliar. Teoricamente, a Vesícula Biliar é representada no lado direito e Fígado no lado esquerdo. Porque Fígado e da Vesícula Biliar estão intimamente relacionados, esta diferenciação é mais de natureza teórica.

A análise geral da língua desempenha um papel significativo na medicina chinesa e é uma das principais ferramentas de diagnóstico utilizadas pelos praticantes dessa tradição holística. Através da observação cuidadosa da língua, os médicos chineses buscam insights sobre a saúde do paciente, avaliando sua condição física e energética. Aqui está uma visão geral dos principais elementos considerados durante a análise da língua na medicina chinesa:



Cor da Língua: A cor da língua é um dos fatores mais importantes na análise. Ela pode variar de vermelho claro a vermelho escuro, pálido, roxo, azulado, amarelo, branco, entre outras tonalidades. Cada cor pode indicar diferentes desequilíbrios e condições de saúde.

Espessura e Revestimento: A espessura e a presença de revestimento (uma camada branca ou amarelada na língua) são avaliadas. Uma língua grossa com revestimento pode indicar excesso de umidade ou calor, enquanto uma língua fina e sem revestimento pode indicar deficiência.

Forma e Tamanho: A forma da língua, seu tamanho, e se está inchada, fina ou normal são observados. Alterações na forma da língua podem indicar desequilíbrios em órgãos específicos.

Fissuras ou Sulcos: A presença de fissuras, sulcos ou rugas na língua é avaliada. Isso pode indicar deficiência de líquidos corporais ou problemas no sistema digestivo.

Umidade e Secura: A língua pode estar úmida e escorregadia ou seca e áspera. Isso pode refletir o equilíbrio de fluidos no corpo e problemas digestivos.

Pontos ou Manchas: A existência de pontos ou manchas na língua é analisada. Esses pontos podem ter significados específicos na medicina chinesa e indicar desequilíbrios em órgãos ou sistemas.

Localização de Anomalias: Os médicos chineses também observam a localização de qualquer anomalia na língua, pois diferentes áreas podem estar relacionadas a órgãos específicos do corpo.

Língua Móvel ou Estável: A mobilidade da língua é considerada. Por exemplo, uma língua tremendo pode indicar um desequilíbrio do sistema nervoso.


Curso de Diagnóstico
pela Língua


curso

O exame da língua é imprescindível na avaliação clínica da Medicina Tradicional Chinesa. Muitos profissionais não entendem a falta de resultados em suas práticas. Equívocos diagnósticos são comuns e todos cometemos. Faz-se necessário o aprofundamento em técnicas de diagnóstico.


A partir dessas observações, os praticantes de medicina chinesa podem fazer um diagnóstico e desenvolver um plano de tratamento personalizado para equilibrar a energia do paciente e promover a saúde. É importante destacar que a análise da língua é uma parte integrante da avaliação geral do paciente na medicina chinesa, juntamente com a observação da pulsação, a avaliação dos sintomas e histórico médico completo. Essa abordagem holística visa tratar a causa subjacente das doenças e não apenas os sintomas, promovendo o bem-estar geral do paciente.